Find best premium and Free Joomla templates at GetJoomlaTemplatesFree.com

Yamabushi Dojo(Orlando - FL - USA):
Shidoshi Müller (4º dan) - +1 (407) 203-5382
+1 ((312)721-6181
shokumoryu@hotmail.com

Kami no Sui Dojo (Asa Norte - DF):
Shidoshi Mogami (61) 98192-3323
simonemogami@gmail.com

Tengu Dojo (Sobradinho - DF):
Sensei Santoro (61) 99236-9655
tiagosantoro@gmail.com

Shiro Tora Dojo (Cuiabá - MT):
Senpai Itiho (65) 98115-7014
itihoitiho@gmail.com

 

Estrutura

Sho Kumo Ryu Ninjutsu (Estilo da Pequena Aranha) é uma Arte Marcial tradicional japonesa que desenvolve o físico, a mente e os aspectos filosóficos do seu praticante, visando sempre o seu aprimoramento pessoal, mas também em aspectos como a disciplina e a organização, o aumento da auto-estima, o conhecimento das tradições antigas japonesas, a história, filosofia e cultura do Ninjutsu, desenvolvimento de aptidão para trabalho em grupo, pro-atividade e liderança.

Hoje o Sho Kumo Ryu Ninjutsu é representado pelo 2º Soke Toshiro Yamato (Mestre Menkyo Kaiden – 10º Dan) residente em território japonês. No Brasil, o estilo conta com três Dojo (escolas), sendo o representante mais graduado do estilo o Shidoshi Rodrigo Müller (4º Dan), de Cuiabá, Estado de Mato Grosso. O estilo possui ainda mais dois Dojo em Brasília – DF (Tengu Dojo e Kami no Sui Dojo).

A filosofia central do Sho Kumo Ryu Ninjutsu encontram-se em duas afirmativas do Soshi Yoshiaki Yamato Sama, em que ressaltam os princípios do estilo: lealdade, união,  estratégia, perseverança, superação e o ensinamento tradicional.

“Devemos ser como pequenas aranhas (Sho Kumo), que tecem suas grandes teias tanto para se defenderem quanto obterem sua alimentação. A teia será nossa defesa, nossa estratégia, nossa maneira de vencer as dificuldades e os nossos inimigos. Deles nos alimentaremos e seremos fortalecidos a cada dificuldade atravessada e conquistada.”  

(Soshi Yoshiaki Yamato Sama)    

 

“Ninjutsu é um instrumento de paz e deve ser transmitido de coração para coração.”

(Soshi Yoshiaki Yamato Sama)

 

A ESTRUTURA TÉCNICA DA ESCOLA SHO KUMO RYU

O Sho Kumo Ryu Ninjutsu é dividido basicamente em dois grupos técnicos:

SHINOBI TAI JUTSU

Técnica de combate desarmado, luta corpo a corpo com o uso de golpes aplicados com os pés e mãos, a aplicação de pontos de pressão, torções, imobilizações, projeções e luta de solo.

JUHAKEI BUGEI

Técnicas de combate armado, composto por 18 armas do ciclo fundamental de aprendizagem: Manriki gusari (a corrente com pesos), Tanbo (bastão curto), Hanbo (bastão médio), Bo (bastão longo), Tanto (faca), Nunchaku, Tonfa, Tekagi (garra), Torinawa e Kaginawa (corda com peso e corda com gancho), Shuriken (lâminas de arremesso), Sai, Kama (foices), Yari (lança), Naginata (alabarda), Kusarigama, Kyoketsu shoge, Ninja to e Katana, Yumi e Hankyu (arco e flecha).

Além destes dois ramos técnicos, o estilo também possui 18 especializações características, com transmissão tradicional KUDEN (transmissão oral) e OKUDEN (transmissão por documentos e referências).

SHO KUMO RYU NO SENSHU

  1. Shinobi Tai Jutsu
  2. Ninpo Ken Jutsu
  3. Bo Jutsu
  4. Atemi Jutsu
  5. Kusari no Jutsu
  6. Henso Jutsu
  7. Heiho no Jutsu
  8. Ninpo Bugei
  9. Kumo Gakure no Jutsu
  10. Onshin Jutsu
  11. Mizu Kumo no Jutsu / Sui Jutsu
  12. Doku no Jutsu
  13. Saimin Jutsu
  14. Shuriken Jutsu 
  15. So Jutsu
  16. Nawanuke no Jutsu
  17. Ryohan no Jutsu
  18. Kyonen no Jutsu