Find best premium and Free Joomla templates at GetJoomlaTemplatesFree.com

Yamabushi Dojo(Orlando - FL - USA):
Shidoshi Müller (4º dan) - +1 (407) 203-5382
+1 ((312)721-6181
[email protected]

Kami no Sui Dojo (Asa Norte - DF):
Shidoshi Mogami (61) 98192-3323
[email protected]

Tengu Dojo (Asa Norte - DF):
Sensei Santoro (61) 99236-9655
[email protected]

Shiro Tora Dojo (Cuiabá - MT):
Senpai Itiho (65) 98115-7014
[email protected]

 

Torinawa e Kaginawa

CORDA DE CAPTURA E CORDA COM GANCHO

A Torinawa e a Kaginawa são consideradas armas flexíveis, pois são compostas por cordas e, adaptadas criativamente, prendendo pesos e ganchos em uma de suas pontas.

A Kaginawa (corda com gancho) é oriunda da atividade pesqueira, já a Torinawa foi originária da adaptação da corda  para fins de combate, prendendo um peso a sua ponta, usada para prender o adversário. O tamanho, cor e tipo da corda variam conforme o estilo, assim como o tamanho e formato do peso ou gancho. 

Armas flexíveis, igualmente as armas articuladas, possuem múltiplas funções e exigem um treinamento exaustivo e aprimoramento técnico, pois a movimentação e controle de cordas e correntes é complexa.  A corda podia ser facilmente disfarçada e ocultada, assim, Torinawa e Kaginawa podiam ser rapidamente montadas conforme a situação que o Shinobi se encontrasse.

Das várias técnicas que a Torinawa e Kaginawa permitem, pode-se citar golpes de contusão, perfuração, torção, aprisionamento, transporte de objetos, transposição de obstáculos, montagem de acampamentos e armadilhas, dentre outros.

É a partir do uso da Torinawa e Kaginawa para combate que surgem a especialização de Nawanuke e Hojo Jutsu (técnicas de escapismo e aprisionamento por cordas).